Prevost, nascido em Chicago em 14 de setembro de 1955, viveu a maior parte de sua vida religiosa na América Latina, com destaque para o Peru. Foi lá que ele se sobressaiu até atingir as posições mais elevadas na Cúria Romana. Ingressou no caminho religioso aos 22 anos. Ele se graduou em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27 anos, foi designado para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino. Foi ordenado sacerdote em 1982 e, dois anos depois, começou sua missão no Peru, começando em Piura e posteriormente em Trujillo. Permaneceu no país por uma década, inclusive durante o regime autoritário de Alberto Fujimori. Prevost chegou a solicitar publicamente desculpas pelas injustiças praticadas durante aquele período.
No ano de 2014, foi designado administrador da Diocese de Chiclayo, no Peru, posto no qual foi ordenado bispo e onde permaneceu durante nove anos. Durante este período, ele passou pela maior crise de sua carreira: em 2023, três mulheres acusaram Prevost de esconder casos de abuso sexual praticados por dois padres no Peru, quando elas ainda eram menores.
Durante sua fala, ele mudou do italiano para o espanhol e expressou gratidão ao seu episcopado em Chiclayo, no Peru, onde dedicou grande parte de sua vida ao sacerdócio. Ele concluiu sua primeira mensagem aos fiéis na Praça São Pedro com a oração da Ave Maria. A escolha de um novo papa seguiu o padrão das duas eleições anteriores, realizadas em 2005 e 2013, e aconteceu no segundo dia do conclave. Nesta ocasião, esperava-se inicialmente um processo mais longo devido ao maior número de cardeais votantes - 133, em comparação com 117 no conclave anterior.
A escolha do novo papa ocorreu após uma nuvem negra na manhã desta quinta-feira e outra na primeira rodada, realizada na quarta. A seleção do sucessor do papa Francisco acontece também 17 dias após a morte do papa Francisco, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência papal. Apesar de terem sido episódios imprevistos, aconteceram em um período de saúde debilitada de Francisco.
Durante um papado de 12 anos, Francisco implementou reformas históricas e aproximou a Igreja de um catolicismo mais próximo dos fiéis, que somam mais de 1,3 bilhão de indivíduos ao redor do globo, mas que estão em declínio gradual.
A fumaça branca também marca o término oficial do período conhecido como Sé Vacante, no qual o "trono" da Igreja Católica permanece sem um líder entre o falecimento de um papa e a escolha do seu sucessor.
Agora, um novo papado começará, sinalizando se o Vaticano pretende seguir, pelo menos em parte, ou ainda prosseguir com a agenda de Francisco.