De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá compensação bancária durante as festividades
Durante o Carnaval, o setor bancário terá horários modificados. Na segunda-feira, dia 16, e na terça-feira, dia 17, as agências continuarão fechadas. O atendimento presencial será retomado somente na Quarta-feira de Cinzas, dia 18, a partir das 12h, no horário de Brasília. Em locais onde o fechamento acontece antes das 15h, a abertura será adiantada para garantir um período mínimo de três horas de atendimento ao público.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá compensação bancária durante o período de festas, incluindo operações de Transferência Eletrônica Disponível (TED). Por outro lado, o Pix funcionará normalmente. Para aqueles que precisam de dinheiro em espécie, os caixas eletrônicos das unidades e das redes compartilhadas continuam acessíveis.
A Febraban recomenda que os clientes utilizem principalmente os canais digitais para realizar transações financeiras. "Utilizar aplicativos e sites é a opção mais eficaz para prevenir deslocamentos desnecessários", declara a entidade em comunicado.
Datas e impostos
Na quarta-feira, 18, será possível pagar contas de consumo, como água, energia e telefone, além de carnês com vencimento nos dias 16 ou 17 de fevereiro, sem a aplicação de multas. Entretanto, o procedimento para impostos e tributos é diferente: se a data de vencimento cair em um feriado, recomenda-se antecipar o pagamento para evitar custos extras.
O período está em conformidade com o cronograma da administração pública federal. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) declarou ponto facultativo nos dois primeiros dias da semana, com as atividades retomando às 14h na Quarta-feira de Cinzas.
Siga o Cesar Marra no Instagram: @Portaldocesarmarra e fique por dentro das últimas notícias!
Tags
Brasil
